ALICE E A FOTOGRAFIA (Texto 05)
Olá!
Vamos falar um pouco sobre a relação entre idosos e crianças?
Espero que gostem!
Um abraço,
Issana
Tema: Respeito aos idosos
Dica
- É interessante fazer com as crianças, após a leitura do texto, uma pesquisa sobre os avós. Pode-se montar um mural de fotos “netos-avós”, fazer exposição de textos, visita a uma casa de idosos ou promover o “Dia do Vovô”.
ALICE E A FOTOGRAFIA
Alice tem 6 anos e está bastante animada, pois, finalmente, foi visitar sua avó, D. Marta, que mora em outra cidade.
Todo fim de ano é a mesma coisa. A família faz as malas e, na maior empolgação, dirige-se para a casa dos avós.
Alice simplesmente adora o passeio. Lá, ela pode aproveitar as férias. Inventa brincadeiras, faz amizade com as meninas da vizinhança e aproveita os mimos e delicadezas da avó, que se esforça para fazer sempre os gostos da menininha.
Um dia desses, a garota viu uma foto, no porta-retrato em cima da cômoda do quarto dos avós. Ela ficou muito curiosa, pois, na fotografia, uma pequena menina sorria para a câmera. A Garota da Foto, que parecia familiar, vestia um vestido rodado todo rosa e tinha os cabelos amarrados em duas tranças, que caíam pelos ombros. A Garota da Foto parecia muito feliz.
Alice ficou intrigada. Quem seria essa menina cuja fotografia ficava ali, tão perto da cama da vovó querida?
Foi correndo perguntar:
- Vovó, quem é essa menina?
A senhora colocou os óculos, pegou a fotografia nas mãos e deu um sorriso:
- Ah, Alice querida, esta sou eu.
- Você, vovó? Como assim??
- Sou eu, quando tinha mais ou menos a sua idade! Tá vendo só como ela se parece bastante com você?
A menina pegou novamente a foto e ficou olhando, olhando...
- Nossa, vó, mas você era tão novinha, hein?
- Pois é. Também já fui criança como você. Também já fui nova como sua mãe. Hoje, estou numa outra fase... Mas tem uma coisa...
- Ééééé??
- É, sim. Mesmo mudando minha casquinha exterior, por dentro continuo a mesma. Com maiores experiências, é claro, mas ainda me sinto, muitas vezes, como esta menininha aqui da foto, cheia de planos e sonhos.
- Que legaall, vovó... – uma idéia nova surgiu na cabeça da Alice – Então quer dizer que eu também um dia vou ficar assim como a senhora?
- Vai, sim, Alice. Se Deus quiser, um dia você também vai ter algumas rugas no rosto, sim. Mas eu espero que você nunca mate dentro de você a menina linda e inteligente que é hoje. Mais que isso, eu espero que você nunca deixe de respeitar os idosos que encontrar na rua, na escola, em casa. Tem que entendê-los e ajudá-los do mesmo jeitinho carinhoso com que me ajuda, quando fazemos juntas aquele bolo de fubá. E por falar em bolo de fubá...
Os olhos da menina brilharam:
- Vamos fazer hoje, vovó??? Eu é que vou misturar a farinha, tá?
- Tá certo, mas sem bagunça, viu?
E as duas foram para a cozinha, de mãos dadas.