Saturday, May 26, 2007

O VIOLÃO - Texto 2 (Série Silvio)

Em um fim de tarde, sentados à beira de um lago, Seu Antenor ensinava seu filho Lúcio de 10 anos tocar o seu velho violão. Então, de repente, Lúcio pergunta:

- Pai, como é ser pai?

Seu Antenor coçou a cabeça e, olhando para o seu instrumento, falou:

- Filho, de quem é esse violão?

- Ele é seu, pai. - Disse o filho.

Seu Antenor pergunta:

- E você tem cuidado bem dele?

- Há dois anos, cuido dele todo dia. De manhã, tiro ele da caixa, afino as cordas e fico treinando por bastante tempo. Quando me canso, limpo bem o violão e o guardo com cuidado na caixa.

- E você gosta de tocá-lo?

- Sim, gosto muito. Acho lindo o som e tem músicas que me dão muita emoção.

Seu Antenor, enternecido, olha nos olhos do filho explica:

- Pois é, filho. Ser pai é isso. É cuidar de algo que não é nosso. Eu não sou seu dono e você não é minha posse. Ao me tornar pai, Deus está, na verdade, me emprestando você para que eu possa me desenvolver como pessoa.

- Como assim, pai?

- É simples. Você não desenvolve sua inteligência e sua sensibilidade musical ao tocar músicas alegres ou tristes no meu violão? Pois é. Da mesma forma, eu desenvolvo a razão e o coração nos momentos bons e ruins que tenho contigo. Cuido de você, como você cuida do meu violão, e ao cuidar de você, vou me tornando uma pessoa melhor, como você está se tornando um músico cada vez melhor.

E olhando novamente para o seu velho violão, Seu Antenor dá um sorriso e continua:

- Aliás, já está na hora deste instrumento trocar de mãos... mais uma vez. Ele agora é seu, filho. Cuide dele, como você o cuidou até aqui.

- E eu também não posso ser seu, pai?

- Meu, não. Você é e sempre será de Deus. Ele é o verdadeiro pai. Mas, o seu amor por mim é meu, assim como o meu amor por você é seu. E devemos cuidar do amor um do outro.

- Eu te amo, pai.

- Eu também te amo, filho.


Este texto é dedicado ao meu pai pelo seu aniversário no dia de hoje e também ao meu filho Lucas que hoje vem do Rio para Brasília me visitar. Amo muito os dois.
Silvio.

5 Comments:

At 2:50 AM, Blogger Sabrina said...

Que história lindaaaaaa!!!!

Somos seres vivendo em núcleos sociais numa caminhada individual que necessita do convívio e amor com o outro para se desenvolver e crescer espiritualmente... e os pais são seres especiais em nossas vidas que se responsabilizam diretamente pelo nosso crescimento... o que seria de nós sem eles???
Os amo de paixão...

Um beijo pra ti, linda amiga, e um em especial para o seu pai :)

 
At 2:52 AM, Blogger Sabrina said...

Desculpem-me... esse texto foi postado pelo Silvio... agora, relendo o post, é que fui ver!!!

Silvio um beijo grande para vc e um em especial para o seu papai também!!! :)

 
At 2:48 PM, Blogger Sabrina said...

Lindinhos, Sílvio e Issana, vocês sabe o quanto eu adoro O pequeno espírita, ne?! Mais uma vez, eu não poderia deixar esse pequenino cheio de luz de fora ;)

http://jardimdosgirassois.blogspot.com/2007/06/maravilhas.html

Beijinhos carinhosos

 
At 8:52 AM, Blogger Lysandra Leite said...

Não sei como cheguei a esse blog, mas não pude deixar de ler. E, desculpe pela invasão, que coisa mais linda esse texto! Mas estou um pouco confusa... quem escreveu foi o Silvio, que assinou no final? Peço permissão para salva-lo no meu computador, e queria colocar o autor. =)

 
At 5:30 PM, Blogger Gabyzinha said...

Não tive a certa intenção de entrar nesse Blog,mas que bom que nele eu entrei porque estou lendo todos os seus textos que de fato são parábolas que ensinam que além de tudo Deus é Maior,ele é o Lord,está acima do policial,do advogado,senador,presidente,juíz,rei,imperador,anjos e o coisa feia!
Ele é que manda e do texto,achei lindo e ele reflete que ninguém manda em ninguém,apenas devemos optar em amar,cuidar,valorizar e andar em bons caminhos,porque o que o mundo-de-fora oferece,as melhores opções são as citadas acima.

 

Post a Comment

<< Home