Tuesday, September 12, 2006

JARDINEIRO FIEL - Texto 07


Oba, estamos recebendo um monte de visitas. A propaganda é mesmo a alma do negócio! Espero que continuem por aqui, pois... toda semana tem texto novo!

Escrevi o texto a seguir para o Encontro de Evangelização do Centro Espírita Irmão Áureo, que ocorrerá em outubro. O tema será “Valorização da Vida” e trabalharemos, a partir das perspectivas de cada faixa etária, assuntos como paz, drogas, aborto, eutanásia...

Quando for utilizar este texto, pretendo depois fazer uma “Hora de Semear”, em que as crianças vão plantar mudinhas de árvores e flores.

Oba, estou recebendo um monte de visitas! A propaganda é mesmo a alma do negócio. Espero que continuem por aqui. Toda semana tem texto novo!

Um abraço fraterno,
Issana


JARDINEIRO FIEL

Seu Benevides e D. Elvira são caseiros na chácara da D. Luzia. Ele cuida do jardim, do pomar e da horta, além de alimentar os animais, enquanto ela mantém a casa limpa e cozinha para o pessoal.

O caseiro acorda todos os dias muito cedo. Tira leite da vaquinha, joga milho para as galinhas e patos e rega a pequena horta. Depois, vai realizar a atividade favorita dele: cuidar do jardim e do pomar.

Como o nosso amigo se dedica à tarefa! Escolhe mudas de qualidade, afofa a terra com cuidado, na época certa, e planta as pequenas mudinhas. Mas não é só isso! Seu Benevides também acompanha cada etapa do crescimento das plantas que, um dia, se transformarão em árvores frutíferas ou lindas roseiras. Ele não só acompanha, mas colabora bastante: tira os matinhos que nascem em volta da planta, coloca adubo e evita que pequenos animais se instalem no jardim e no pomar.

Quando elas crescem, agradecem o cuidadoso jardineiro, oferecendo suas flores e frutos. É encantador estar no jardim maravilhoso que ele construiu e é delicioso se alimentar de frutas tão gostosas, sem agrotóxicos.

Para Seu Benevides, toda manifestação de vida é valiosa e sagrada: plantas, animais, pessoas, são todos presentes da Bondade Divina. Para vocês terem uma idéia do quanto ele valoriza a vida, sempre que vai apanhar flores, para enfeitar a casa ou o centro espírita que freqüenta, ele se imagina pedindo desculpas para a planta e explicando para ela que é preciso e que ela será muito útil, alegrando e enfeitando um ambiente.

Todos dizem que Seu Benevides ‘tem a mão muito boa para trabalhar a terra’. Talvez seja exatamente pelo respeito que ele, nas pequenas atitudes, demonstra pela vida.

E você, querida criança, também já pensou no quanto é importante valorizar a Vida?

1 Comments:

At 4:13 AM, Blogger Valdireny said...

Olá querida irmã, adorei o texto do Jardineiro fiel, gostaria de saber se vc tem mais materias para aula neste Tema (Valarização da Vida) caso tenha e se for possível me envie por e-mail: valdireny.peixoto@gmail.com, estaremos realizando um encontro de crianças na nossa instituição e o tema será este também.
Desde já agradeço
Um grande e fratero abraço
Val

 

Post a Comment

<< Home